Publicado em

Dica do Cheff – Ratatouille Assado do Remy

O Ratatouille é um prato muito comum na França, e é geralmente preparado como um cozido. 
Mas, aqui vamos ensinar a fazê-lo assado, à la Remy – o ratinho cozinheiro do filme Ratatouille da Disney!

INGREDIENTES PARA O MOLHO DE TOMATE
2 colheres de sopa de azeite de azeitona extra virgem;
2 dentes de alho;
1 cebola;
750g de tomates coração de boi (aprox. três dos grandes);*
1 ramo de tomilho fresco;
1 folha grande de salsa fresca;
3 folhas de majericão;
1 folha de louro;
1/2 colher de sopa de açúcar refinado;
sal grosso.

INGREDIENTES – VEGETAIS
4 tomates Roma;*
1 abobrinha verde;
1 abobrinha amarela;
2 cebolas pequenas;
1 berinjela pequena;
1 pimentão vermelho;
1 pimentão amarelo;
1 dente de alho;
1 limão;
2 colheres de sopa de azeite de azeitona extra virgem;
1 colher de sopa de folhas de tomilho;
1 colher de sopa rasa de pimenta do reino;
sal.

*Intervenção: a escolha dos tomates coração de boi e Roma (que são mais difíceis de achar e um pouco mais caros), pode ser alterada para tomates comuns. Escolhemos esses porque são bem mais doces e o coração de boi tem uma relação boa entre recheio e sementes – é melhor pra fazer o molho -.

MODO DE PREPARO:
Bom, começamos com o molho de tomate. Primeiro, corte a cebola em cubos; descasque o tomate, tire as sementes e corte também em cubos.
Junte, numa panela larga o azeite, a cebola e o alho (amasse ele) até dourar – mas lembre de deixar em fogo baixo. A cebola, nesse momento, deve ter soltado um caldo.
Adicione agora os tomates, o tomilho, a salsa, o manjericão e o louro. Tampe a panela e deixe ferver a fogo médio. Já ligue o forno para deixar aquecer em fogo baixo (aprox. 140-150°C).
Destampe a panela, reduza a fogo baixo, misture o açúcar e deixe borbulhar até sobrar pouco líquido (ele não ganha muita consistência) – deve durar de 20 à 30min. Como esse passo deve demorar, é a hora de preparar os vegetais.
Comece com a berinjela: corte em rodelas finas (aprox. 1cm) e deixe-as de molho numa vasilha com água, sal e limão – para tirar o amargor. Depois corte todos os outros vegetais (abobrinhas, pimentões, cebolas e tomates), também, em rodelas finas.
Feito isso, já deve estar na hora de provar o molho: tempere com sal grosso a gosto – usa-se sal grosso porque o molho vai ao forno [lembre que o efeito do sal grosso não é imediato, misture bem antes de provar]. Retire, agora, as ervas do molho: o tomilho, a salsa, o manjericão, o louro, desligue e tampe a panela.
Agora, tire a água com sal e limão da vasilha com a berinjela e deixe passar água corrente na berinjela para limpar.
Depois, espalhe uniformemente o molho de tomate numa forma circular: de preferência uma que o molho não fique tão raso espalhado nela – uma de aprox. 26 cm, ou três de 16 cm, deve ser o suficiente.

Esta é a hora de arrumar os vegetais por cima do molho na forma, intercale aqueles com sabor predominante com os que não têm – ex.: cebola/abobrinha amarela/pimentão vermelho/abobrinha verde/pimentão amarelo/tomate/berinjela…. – até preencher toda a forma.
Jogue, por cima, o azeite de azeitona, o alho (ralado), a pimenta do reino, algumas folhas de tomilho e umas pitadas de sal.
Cubra a forma com papel alumínio e deixe assar por 2 horas – verifique se ficou bem fechado, é importante manter o que evapora dentro da forma – (isto a 140°C, mas, se a temperatura mínima do seu forno for maior, dê uma olhada quando passar 1h30min). Depois retire o papel alumínio e deixe assar por mais 30min e está pronto!

Assar o Ratatouille à baixa temperatura faz os vegetais conservarem mais sua forma e sabor. 

Sirva como o Remy e, com uma colher, jogue o molho que sobrou na forma por cima. Agora, é só decorar o prato!

PARA HARMONIZAR:
Já que o prato é francês, um vinho bem encorpado de Merlot vai muito bem para acompanhar!

BON APPETIT

Repost: physicistinthekitchen.blogspot.com.br